Em parceria com a ComplexSys, CET realiza testes com óculos de realidade aumentada no  Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo 2021

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) trouxe para o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo 2021 uma solução pioneira no Brasil. Ela se utilizou de uma solução inovadora que combina tecnologias de realidade aumentada (AR) e inteligência artificial (IA) para controlar e monitorar as vias de acesso e interdições no entorno do Autódromo de Interlagos entre os dias 12, 13 e 14 de novembro. Essa solução consiste em conjuntos de óculos, utilizadas pelos agentes de campo, que, conectados à internet, transmitiram em tempo real as informações e imagens para o Centro de Controle Operacional (CCO) que foi montado na Praça Enzo Ferrari, junto a Central da Polícia Militar.
Com isso a CET obteve inúmeros benefícios como, por exemplo, respostas mais rápidas e eficazes, monitoramento de vias não monitoradas pela infraestrutura existente de CFTV, suporte remoto especializado para os agentes de campo, ampliação da interação entre os agentes de campo e a equipe remota, redução de custos de deslocamentos e maior produtividade. Durante o evento, a tecnologia oferecida pela empresa ComplexSys, em parceria com a Rokid, foi utilizada para transmitir as imagens em primeira pessoa de um conjunto de óculos utilizados pelos agentes de campo para o CCO, que conseguiu com êxito interagir instantaneamente com os agentes por meio de comando de voz, imagens, documentos entre outros.
Ao todo, seis agentes da CET fizeram os testes de sexta a domingo, durante todo o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo.
Com o uso dessa solução embarcada em óculos de realidade aumentada a CET está avaliando inclusive as tecnologias compatíveis com o novo padrão 5G. Com o início próximo da nova infraestrutura 5G pelas operadoras no Brasil, que promete ganhos expressivos na qualidade e capacidade de comunicação, esse tipo de tecnologia estará cada vez mais presente em nosso cotidiano.